O Projeto Político
Pedagógico deverá emergir do todo, dentro de uma visão contextualizada do
processo educativo sustentado teoricamente fundamentando a prática docente. O
seu referencial teórico deve ser produto da construção coletiva dos indivíduos,
voltada para o interesse da comunidade.
A escola viabilizará a participação de
todos (alunos, pais, funcionários, professores, supervisão e direção), enfim
toda a comunidade escolar na elaboração coletiva de propostas críticas e
inovadoras. Este aprendizado implica nos exercícios de novas relações
interpessoais, profissionais, institucionais que superam o autoritarismo e
permitem a construção de relações democráticas entre todos os envolvidos na
organização da escola e na produção do conhecimento: aluno, profissionais da
educação, família e comunidade.
Desta forma, a escola em sua prática
cotidiana possibilitará a formação de sujeitos capazes de tomarem decisões e em
condições de intervirem e transformarem a realidade do país.
Os conteúdos e propostas da nossa
escola são referendados na experiência de vida do aluno. A escola obedecerá a
uma metodologia que proporcione ao aluno condições de análise, reflexão,
observação, sistematização, problematização e pesquisa. Assim, o aluno poderá
construir o seu próprio conhecimento e dele utilizar-se para ser um agente
transformador da sociedade onde está inserido, sendo crítico, democrático, libertador
e buscando igualdade social.
No PPP da escola pode-se observar que é mostrado e ofertado desde as regras da escola, direitos, deveres e de como é constituído esse espaço escolar.
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