quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vídeo: Espaço, tempo e mundo virtual – Marilena Chauí e Olgária Matos

A maior revolução que o mundo sofreu até hoje é a invenção da internet. O ser humano expandiu o cérebro e diminuiu a distância espacial abolindo o espaço e o tempo.



Marilena Chauí afirma:
“Hoje o paradigma do conhecimento é a informação”.
“O universo está online vinte e quatro horas por dia.”
“O mundo de hoje é um mundo sem tempo, sem passado num presente indeterminável”.



Com a introdução da tecnologia, o conhecimento até então transmitido de geração em geração, passa a ser construído a partir de relações amplas e interconectadas.

O trabalho intelectual foi sendo substituído o pela cultura virtual.O mundo virtual não tem a referência do espaço e do tempo. Cria uma forma de proximidade entre a distância e a ausência.


A realidade virtual para Marilena Chauí não é real e sim atual, pois se atualiza a todo o momento.
A internet é uma rede de pessoas, favorece relações, aprimora conhecimentos e estabelece relações humanas, mas ao mesmo tempo apresenta a questão do desaparecimento do simbólico, tudo que pertencia ao simbólico agora pertence à dimensão do signo, a um campo de sinalização.


Marilena Chauí possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia , com ênfase em História da Filosofia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário