Com base no texto “TEcnologias intelectuais e modos de conhecer: Nós somos o texto”,
de Pierre Lévy (2003), serão estabelecidas idéias sobre Texto e Hipertexto - concepções e relações com
o autor e o leitor
Ao pensar em texto se dá a
idealização de uma escrita estruturada, não linear. Para Lévy
(2003): “As passagens do texto estabelecem virtualmente uma
correspondência, quase uma atividade epistolar que nós, bem ou mal,
atualizamos, seguindo ou não, aliás, as instruções do autor.”
Já o hipertexto é uma ferramenta tecnológica, em
que o leitor escolhe seu trajeto de leitura, construir e ligar a outras idéias,
um modo de que o sujeito possa ser autor do seu próprio conhecimento de suas idéias.
Lévy (2003) diz: A partir do hipertexto, toda leitura é uma
escritura potencial. Mas, sobretudo os dispositivos hipertextuais e as redes
digitais desterritorializaram o texto. Eles fizeram emergir um texto sem
fronteiras próprias, sem interioridade definível. Existe agora o texto, como se
diz da água ou da areia.
Produção do saber: Linha
de tempo e tempo de Cyberspace
Para Lévy (2003) cyberspace é: “Assim,
o cyberspace de uma comunidade se reorganizaria automaticamente em função da
relação movente que seus membros estabeleceriam com a massa de conhecimentos
disponíveis.”
Através do cyberspace a sujeito encontra-se em meio
de inúmeras informações, podendo acessar as mesmas a qualquer momento, do jeito
e modo que acharem melhor. É uma forma de conhecimento rica em todos os
aspectos, em que ajuda a um novo método de aprender e trocar conhecimentos.
Sempre é possível novas e diferentes construções...novos e diferentes percursos...
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