segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Ideas sobre o texto: Tecnologias intelectuais e modos de conhecer: Nós somos o texto - Pierre lévy



Com base no texto TEcnologias intelectuais e modos de conhecer: Nós somos o texto, de Pierre Lévy (2003), serão estabelecidas idéias sobre Texto e Hipertexto - concepções e relações com o autor e o leitor

Ao pensar em texto se dá a idealização de uma escrita estruturada, não linear. Para Lévy (2003): “As passagens do texto estabelecem virtualmente uma correspondência, quase uma atividade epistolar que nós, bem ou mal, atualizamos, seguindo ou não, aliás, as instruções do autor.”
Já o hipertexto é uma ferramenta tecnológica, em que o leitor escolhe seu trajeto de leitura, construir e ligar a outras idéias, um modo de que o sujeito possa ser autor do seu próprio conhecimento de suas idéias. Lévy (2003) diz: A partir do hipertexto, toda leitura é uma escritura potencial. Mas, sobretudo os dispositivos hipertextuais e as redes digitais desterritorializaram o texto. Eles fizeram emergir um texto sem fronteiras próprias, sem interioridade definível. Existe agora o texto, como se diz da água ou da areia.


Produção do saber: Linha de tempo e tempo de Cyberspace

Para Lévy (2003) cyberspace é: “Assim, o cyberspace de uma comunidade se reorganizaria automaticamente em função da relação movente que seus membros estabeleceriam com a massa de conhecimentos disponíveis.”
Através do cyberspace a sujeito encontra-se em meio de inúmeras informações, podendo acessar as mesmas a qualquer momento, do jeito e modo que acharem melhor. É uma forma de conhecimento rica em todos os aspectos, em que ajuda a um novo método de aprender e trocar conhecimentos.
 

Um comentário:

  1. Sempre é possível novas e diferentes construções...novos e diferentes percursos...

    ResponderExcluir