Esta é a história de Meena, uma garota que simplesmente odiava livros.
Mas ela não conseguia ficar longe deles, porque em sua casa eles estavam
por toda parte: nos armários da cozinha, nas gavetas, nas mesas, nos
guarda-roupas e nas cômodas. Estavam também sobre o sofá, alguns
entulhados na banheira e outros empilhados nas cadeiras. Mas após um acontecimento a menina começou a gostar dos livros, veja e descubra como isso aconteceu!
A partir deste vídeo é apresentada uma proposta de atividades considerando os princípios do rizoma e do hipertexto em uma turma de 3° ano.
1° momento: Como atividade mobilizadora
assistir o vídeo – A menina que odiava livros.
2°
momento: Criar livros coletivos com histórias diferentes como a do vídeo. CONEXÃO
3°
momento: Conversa sobre o vídeo e o livro construído. HETEROGENEIDADE
4°
momento: Construir cartazes para colocar na escola para motivar a leitura. Multiplicidade
5°
momento: Fazer uma pesquisa com os alunos da escola, quem gosta de ler, quantos
livros lêem, qual assunto gostam mais. RUPTURA
A-SIGNIFICANTE
6°
momento: Construir um gráfico em papel pardo com os dados obtidos na pesquisa. CARTOGRAFIA
7°
momento: Como registro fazer um desenho da história, com recursos de revistas,
jornais, tinta, etc., fazer uma releitura do vídeo visto. DECALCOMANIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário